o que é o prémio

O QUE É O PRÉMIO DE MÉRITO
ENG.º ARMANDO MAGALHÃES?

O Prémio de Mérito Eng.º Armando Magalhães integra-se no Plano de Responsabilidade Social Corporativa da Sonorgás, que pretende valorizar e apoiar o Mérito Escolar. A 1.ª Edição (2020/2021) visa premiar os alunos que obtenham os melhores resultados escolares e, desta forma, promover de forma ativa o combate ao abandono escolar e o sucesso escolar, em regiões do Interior Norte, contribuindo também para o desenvolvimento regional, objetivo fundamental da Sonorgás.

 

O Prémio de Mérito Eng.º Armando Magalhães é dirigido exclusivamente a estudantes do Ensino Secundário. Ao aluno que obtenha a melhor classificação final deste ciclo de Ensino, nos concelhos em que a Sonorgás está presente, será atribuído um valor monetário correspondente ao pagamento de um ano de propina numa instituição de Ensino Superior Público em Portugal (Universidade ou Politécnico), no valor máximo de 697 euros, conforme fixado no Orçamento do Estado para 2020.

 

A atribuição do Prémio fica dependente da adesão das escolas ao mesmo, sendo da sua responsabilidade a comunicação da iniciativa junto dos estudantes, bem como o envio da informação necessária à Sonorgás para a atribuição do prémio. É responsabilidade da Sonorgás acompanhar e monitorizar os procedimentos, além de tratar de toda a informação enviada pelas escolas aderentes à iniciativa.

 

PRINCÍPIOS E VALORES DO PRÉMIO

Esta iniciativa, promovida pela Sonorgás, tem como objetivo apoiar os jovens que desenvolvam boas práticas de estudo e que tenham gosto pela aprendizagem, valorizando estas dinâmicas e promovendo uma perceção positiva relativamente à importância da escola, da aprendizagem e do Ensino.

 

 

O Prémio de Mérito Eng.º Armando Magalhães pretende fomentar de forma saudável o mérito e demonstrar que a persistência, o trabalho contínuo e o estudo, são competências e qualidades que importam valorizar num mundo cada vez mais competitivo e qualificado.

 

Esta valorização do Ensino, em geral, deve também influenciar outros comportamentos igualmente importantes na dinâmica educacional e contribuir, decisivamente, para combater o insucesso escolar e o abandono precoce no Ensino, especialmente, em regiões mais periféricas.

Valores
Prémio de mérito

ENG.º ARMANDO MAGALHÃES

Armando Acácio de Sousa Magalhães nasceu a 11 de setembro de 1924, em Vila Pouca de Aguiar. Licenciou-se em Engenharia, na Universidade do Porto e especializou-se no fabrico de fios e fibras artificiais e sintéticas na Suíça.

Patriarca da família Sousa Magalhães, foi figura tutelar pela sua humanidade e verticalidade tanto na sua vida privada como pública. Homem de grande competência e empenho profissional, foi empresário inovador e serviu de forma intensa a causa pública.


Foi Administrador da União Industrial Têxtil e Química e representou o setor industrial em várias organizações nacionais e internacionais.


Foi Presidente da Câmara Municipal de Valongo e deputado eleito pelo círculo do Porto para a IX Legislatura (1965-1969), foi vogal da Comissão de Economia e da Comissão de Política e Administração Geral e Local.

Desenvolveu intensa atividade no parlamento, tendo defendido a criação de institutos industriais em Braga e Castelo Branco e o estabelecimento de uma carreira regular de passageiros entre Porto e Valongo. Integrou a Câmara Corporativa como representante das entidades patronais. Exerceu funções na direção do Grémio Nacional dos Industriais de Produtos Químicos para a Agricultura e para a indústria.


No campo religioso ocupou o lugar de presidente da Liga Eucarística dos Homens de Santo António das Antas. Foi ainda vice-Presidente da Assembleia-Geral do Futebol Clube do Porto.


Durante a sua atividade legislativa demonstrou preocupação e empenho relativamente ao desenvolvimento industrial do País e à Educação. Fez inúmeras conferências sobre a importância do Ensino.