SONORGÁS, UMA EMPRESA COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A Sonorgás é uma empresa do Grupo Dourogás e exerce a sua atividade no setor do Gás Natural. Criada em 2008, tem atualmente em desenvolvimento um dos mais significativos investimentos em redes de abastecimento de Gás Natural, especialmente nas regiões do Interior Norte, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento regional de Portugal.
É objetivo da Sonorgás levar o Gás Natural a todas as populações e, desta forma, reduzir o custo da energia e promover políticas ambientais, de baixo carbono, sempre de forma inovadora.
O Grupo Dourogás, com sede em Vila Real, nasceu na década de 1990, emergindo da necessidade de fazer chegar às populações do Interior Norte da rede de distribuição de Gás Natural, tendo sido e foi inovador e pioneiro na introdução do conceito de UAG – Unidade Autónoma de Gaseificação.
É um importante player no setor energético nacional, sendo de destacar a sua influência no Gás Natural, no Biogás e no Hidrogénio.
Em 2012, o Grupo Dourogás investiu de forma inovadora no setor da mobilidade, muito dominado pelos combustíveis fósseis, trazendo para o mercado uma fonte de energia alternativa indubitavelmente mais limpa e económica: o Gás Natural Veicular (GNV). Desenvolveu as primeiras estações de abastecimento de GNV e conta hoje com uma rede de praticamente uma dezena de postos, estando a investir na sua expansão a todo o País.
Atualmente, os resultados são muito animadores e a introdução do Gás Natural na mobilidade, a par com as exigências e experiências europeias e mundiais, colocam o Grupo Dourogás na vanguarda das políticas de sustentabilidade ambiental.
Comprometido a investir no futuro, o Grupo Dourogás detém hoje a primeira estação de purificação de Biogás para produção de biometano, um combustível produzido por via do tratamento de resíduos orgânicos urbanos, 100% natural. Em fase de construção, encontram-se mais duas centrais de purificação de Biogás e produção de Hidrogénio.
A história do Grupo Dourogás tem sido inevitavelmente marcada pelos seus desígnios fundadores: a promoção do desenvolvimento regional e a melhoria das condições e da qualidade de vida das populações.
Mas é também uma história virada para o futuro, cada vez mais empenhada no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.
MENSAGEM DR. ARMANDO MOREIRA, PRESIDENTE DO CA DOUROGÁS
Sabe quem nasceu nestas terras do Interior Norte que há uma paisagem que não mais se extingue naqueles que aqui nascem. Ora as serranias verdes, ora o planalto seco. Num ponto, as escarpas altas, de seguida os socalcos, mais acima o “mar de pedras” que Miguel Torga descreveu. E o Douro sempre a servir de fronteira e a lembrar que, na sua margem direita, este é um território que reclama a sua própria identidade, o seu espaço e o seu tempo, e que é feito de gente de caráter e convenções firmes.
MENSAGEM DR. ARMANDO MOREIRA, PRESIDENTE DO CA DOUROGÁS
Sabe quem nasceu nestas terras do Interior Norte que há uma paisagem que não mais se extingue naqueles que aqui nascem. Ora as serranias verdes, ora o planalto seco. Num ponto, as escarpas altas, de seguida os socalcos, mais acima o “mar de pedras” que Miguel Torga descreveu. E o Douro sempre a servir de fronteira e a lembrar que, na sua margem direita, este é um território que reclama a sua própria identidade, o seu espaço e o seu tempo, e que é feito de gente de caráter e convenções firmes.
Crescer aqui implica, por vezes, sentirmo-nos mais afastados da centralidade que a todos a tecnologia promete, como se, em determinadas ocasiões, estivéssemos mais longe do que os outros – uma lonjura que forjou, na verdade, a Sonorgás e o grupo a que pertence, Dourogás, no sentido de combater esta tendência centralizadora e estender a rede de distribuição de gás natural aos municípios que foram excluídos do traçado nacional.
Ainda que o curso do Douro nos lembre sempre dos perímetros territoriais, que tanto afastam como aproximam, acreditamos que há formas de combater a distância. A começar pelo Conhecimento e pela Educação, ferramentas capazes de deitar muros por terra, aproximar territórios e esbater fronteiras – e, sobretudo, essenciais para a construção de uma sociedade com futuro.
Com Educação, acedemos a mais oportunidades; conseguimos criar mais alternativas que nos permitem escolhermos mais e melhor; garantimos o nosso futuro, individual e coletivo; vamos mais longe, mas também temos mais capacidade para transformar o que está perto e impactar aqueles que nos são mais próximos.
A instituição do Prémio de Mérito Escolar Eng.º Armando Magalhães, que premeia o sucesso escolar nas Escolas do Ensino Secundário nos municípios onde a Sonorgás está presente, é mais um compromisso que firmamos com este território a norte do Douro: o de premiar os estudantes que, com esforço, dedicação e capacidade de superação, escolheram o caminho da Educação como forma de procurarem ir mais além e lutarem por um futuro melhor, proporcionando-lhes o pagamento das propinas, durante o primeiro ano da licenciatura, numa instituição de Ensino Público à sua escolha.
Este prémio celebra a memória de um Homem que, nascido nesta geografia, se bateu por estes princípios e que foi uma figura tutelar pela sua humanidade e verticalidade tanto na sua vida privada como pública. E que fez da Educação a sua bandeira.
O Eng.º Armando Magalhães, com berço na granítica Vila Pouca de Aguiar, dedicou a sua vida à indústria e serviu de forma intensa a causa pública, tendo sido autarca e deputado na Assembleia da República. Nesta sua atividade legislativa demonstrou preocupação e empenho relativamente ao desenvolvimento industrial, tendo promovido igualmente inúmeras conferências sobre a importância da Educação para a cidadania, para o desenvolvimento e para a construção de futuro para o País.
As Escolas são, por isso, elementos centrais das comunidades. Na Sonorgás, enquanto Empresa empenhada no desígnio do Desenvolvimento Regional, acreditamos que a Educação é a chave para a transformação – pessoal e coletiva –, para o combate às desigualdades sociais e para a construção de comunidades mais desenvolvidas, fortes, coesas e com melhores níveis de bem-estar social.
Por isso, lançamos o repto às Escolas, aos Docentes e aos Encarregados de Educação dos mais de 30 municípios onde a Sonorgás está presente para se associarem ao Prémio de Mérito Escolar Engº Armando Magalhães, que instituímos a partir deste ano letivo 2020/2021.
Valorizar o Mérito Escolar é construir futuro.
Armando Moreira
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Dourogás.